Uma das mais antigas tecnologias de tratamento de água continua sendo um dos métodos mais econômicos de remoção de compostos orgânicos voláteis (VOCs) e outros contaminantes.
O que é Torre de Stripping?
A torre de stripping é um equipamento cujo método é muito eficaz para remover compostos orgânicos voláteis (VOCs) das águas subterrâneas.
O processo da Torre de Striping tem como base a troca de massa entre o ar e a água. A água é bombeada para o alto da torre e distribuída igualmente pela superfície de absorção pela tecnologia de um distribuidor projetado para este fim.
Por outro lado, ou melhor, pelo lado de baixo, o ar é enviado por um soprador mecânico em direção oposta ao bombeamento da água. Desta forma, a gravidade atua separando os contaminantes da água, transferindo-os para o ar dentro da torre.
A água tratada vai para o reservatório da parte inferior da torre e os chamados compostos orgânicos voláteis, ou VOCs, que resultam do tratamento, saem pela parte superior da torre.
O vapor de água resultante desta extração geralmente não causa impacto ao meio ambiente ou à saúde humana. Vários estudos realizados pelo mundo sobre a qualidade do ar adjacente à torre mostram que a qualidade do ar é a mesma que seria se o extrator de ar não estivesse lá. Se for necessário remover altas concentrações de VOC, um filtro de ar é instalado para capturar todo o ar emitido.
Aplicações da Torre de Stripping: para que serve?
A Torre de Stripping pode ser usada no tratamento e limpeza de águas em indústrias, fábricas, instalações de água potável, locais de limpeza de resíduos e em qualquer lugar onde seja encontrada água contaminada por elementos chamados compostos orgânicos voláteis.
O principal objetivo do uso da Torre de Stripping é reduzir a amônia encontrada nos efluentes industriais e, além de tratar o efluente, ainda gera um produto fertilizante que pode ser usado na agricultura.
A amônia é um composto VOC altamente nocivo ao meio ambiente, e o tratamento e destinação corretos desta substância é essencial para a preservação do ambiente e para o atendimento às regras de operação das indústrias.
Quais são as Vantagens da Torre de Stripping?
- Versatilidade: O processo de tratamento de água industrial pela torre de stripping pode ser em todos os segmentos da indústria.
- Eficiência de custo: Este método de remoção de efluentes é altamente econômico. Os custos de implementação são influenciados pelo rendimento de purificação desejado e concentração do efluente, que determina o número de torres necessárias para o tratamento.
- Variação de tamanho: As torres de stripping estão disponíveis em vários tamanhos, o que significa que você pode escolher aquele que melhor se adapta ao seu espaço.
- Remoção dos VOCs: O processo da Torre de Stripping elimina 99% dos VOCs.
- Capacidades: As Torres de Stripping são eficazes em uma ampla faixa de taxas de fluxo de ar e podem atingir altas taxas de remoção em baixas quedas de pressão.
Instalação e Manutenção da Torre de Stripping
A Filtrando oferece o serviço de instalação e manutenção da Torre de Stripping para seus clientes com uma equipe altamente especializada e tecnologia de ponta para a sua planta.
Conclusão
A Torre de Stripping oferece um ótimo custo-benefício no tratamento da água e sua tecnologia avançada, porém simples, oferece risco quase nulo de acidentes, fácil manutenção e é altamente recomendada pelos órgãos ambientais.
Comece hoje mesmo a otimizar o tratamento de efluentes da sua planta com os processos e sistemas da Filtrando.
Quer saber mais sobre a Torre de Stripping?
Entre em contato com um dos consultores da Filtrando através do telefone 55 (11) 2595-1300 ou pelo nosso site, clicando aqui
A Filtrando tem soluções inovadoras para diversos tipos de operações. Conheça [nossa linha completa de produtos] de tratamento de efluentes e faça a escolha certa para a sua planta.
Converse com um consultor aqui.
A Filtrando tem soluções inovadoras para diversos tipos de operações ligadas ao tratamento de água industrial e doméstica. Conheça nossa linha completa de produtos.
Clique no banner e saiba mais: