Da escolha de equipamentos à melhoria de processos, aqui estão 6 formas práticas de economizar água nas suas operações.
1. Comece medindo o consumo de água
A tecnologia é fundamental para medir a eficiência do consumo de água – o primeiro passo para economizar. O uso de sensores inteligentes ajuda no controle, pois exibem o consumo de água em tempo real em cada máquina ou setor, comparam com valores padrão e fornecem alertas para variações significativas. Uma queda de pressão, por exemplo, pode ser sinal de vazamentos que, se detectados rapidamente, se tornam muito mais fáceis de realizar manutenção. Eles podem fazer uma diferença importante no controle do consumo de água.
Em alguns casos, como em instalações altamente complexas, pode ser necessário realizar uma auditoria completa da água. Esta análise aprofundada apontará ineficiências e possíveis economias no consumo, comparando o desempenho do consumo em diferentes departamentos com entidades semelhantes no mesmo setor. O resultado é um raio-X das instalações e uma definição clara de onde concentrar as iniciativas para economizar água.
2. Economize água com equipamentos eficientes em processos-chave
A substituição de máquinas antigas por equipamentos novos e sustentáveis pode gerar uma economia significativa, principalmente em setores que utilizam intensivamente esse recurso. É o caso da agricultura, saúde, processamento de alimentos ou restauração. Nessas áreas, é importante identificar os processos que mais consomem água e iniciar os trabalhos para a melhoria contínua. A lavagem é um desses processos, e equipamentos que reaproveitam e adequam a quantidade de água aos produtos a serem lavados são altamente eficientes na economia da água, energia e detergentes.
3. Implemente a Detecção de vazamentos
Vazamentos de água são responsáveis por grande parte do consumo de uma empresa e muitas vezes passam despercebidos. A eliminação de vazamentos simples pode economizar cerca de 10% dos gastos com a água, e na maioria dos casos requer somente conhecimento e ferramentas simples.
A detecção de vazamentos deve estar na lista de prioridades na implantação de uma política de uso consciente da água em qualquer empresa, principalmente para os operadores, que são os primeiros a ter contato com o problema. Canos velhos com vazamentos, válvulas e torneiras soltas ou falta de manutenção de equipamentos são as principais fontes de perda e requerem monitoramento contínuo. Além disso, é importante realizar inspeções a cada seis meses em todos os departamentos para evitar o desperdício de água.
4. Realize manutenções periódicas
A manutenção periódica é fundamental para economizar água em qualquer negócio, mas é especialmente relevante para equipamentos de refrigeração e ar-condicionado. A água utilizada nesses equipamentos representa até 20% do consumo total em instalações como plantas e edifícios de escritórios.
Equipamentos de lavagem também podem ser fonte de desperdício de água se não forem mantidos adequadamente, seguindo as recomendações do fabricante. É importante prestar uma atenção especial aos filtros para garantir ciclos de lavagem mais eficientes. Desta forma, além de economizar água, você também contribui para uma maior vida útil das máquinas.
5. Defina metas de sustentabilidade
Com dados reais de consumo de água em mãos, é possível definir metas de sustentabilidade alcançáveis. Defina uma proporção de litros de consumo de água por metros quadrados ou unidades produzidas, por exemplo, para que você possa avaliar o progresso. As principais organizações de sustentabilidade dão relevância e visibilidade a essas metas, equiparando-as a outros KPIs de negócios (como vendas ou saída de produção), e os líderes as discutem regularmente. Algumas empresas públicas incluem essas métricas em seus relatórios contábeis. É uma decisão simbólica, mas poderosa: o objetivo é mostrar a todos, dentro e fora da empresa, que a redução do consumo de água deve ser levada muito a sério.
6. Utilize um Sistema de Tratamento de Efluentes (ETE) confiável:
Um sistema de tratamento de efluentes pode ajudar a economizar água de várias maneiras. Primeiramente, ele permite que a água utilizada no processo industrial seja tratada e reutilizada, ao invés de descartada. Isso reduz a quantidade de água limpa necessária para o processo e, consequentemente, ajuda a economizar água.
Além disso, um sistema de tratamento de efluentes também pode recuperar a água utilizada em processos de resfriamento, que normalmente são descartados. Com o tratamento adequado, a água pode ser reutilizada em outros processos que não requerem água potável, como a lavagem de pisos ou equipamentos.
Outra forma de reduzir custos da água é através do pré tratamento de água juntamente com o processo de osmose reversa, que remove impurezas da água, tornando-a própria para reutilização em processos industriais. Com esse processo, a água pode ser reutilizada várias vezes, reduzindo significativamente o consumo de água limpa.
Portanto, um sistema de tratamento de efluentes é uma solução sustentável e econômica para a questão da economia de água. Além de reduzir o consumo, ele também ajuda a preservar o meio ambiente, evitando a contaminação de rios e reservatórios.
Veja Também:
Tratamento de águas residuais com energia sustentável e economia
[…] Dicas para promover economia de água na sua empresa Tecnologias de tratamento de águas residuais […]
[…] https://blog.filtrando.com.br/dicas-para-promover-economia-de-agua-na-industria/ […]