Nesse artigo, mostraremos como funciona o adensador de lodo no tratamento de água. Acompanhe e tire suas dúvidas
O QUE É O LODO?
Lodo é o sedimento próprio encontrado na água de represa, lagoas, rios e câmeras de efluentes brutos. Geralmente apresenta resíduos sólidos inorgânicos, argilas, areias e orgânicos, tais como matéria orgânica decompostas e especialmente com grande concentração de matais e algum tipo de efluentes indústrias.
O QUE É ADENSAMENTO DO LODO?
O adensamento do lodo é o processo utilizado em estações de tratamento de efluentes para aumentar a concentração de sólidos e diminuir a concentração de água na sua composição.
Esta etapa minimiza a carga nos processos a jusante, como desidratação e digestão de lodo, reduzindo os custos operacionais, de energia e consumo de produto químico, a serem utilizados nos tratamentos posteriores tipo físico-químicos e/ou biológicos.
COMO FUNCIONA O ADENSADOR DE LODO?
Existem vários processos usados no adensamento de lodo. Cada um depende do processo a jusante, do tamanho da estação de tratamento de águas residuais e das limitações físicas associadas a ela.
Podemos destacar os adensadores mecanizados em tanques circulares tipo tração central e fração periférica, além dos adensadores prismáticos com limpeza mecanizada do fundo inclinado.
O adensador de lodo por gravidade usa tanques circulares especialmente projetados que concentram lodos finos em um produto final mais denso.
Um adensador por gravidade tem um processo semelhante aos tanques, mas tem um formato inclinado para que os sólidos se acumulem no fundo.
Os tanques de adensamento têm pás verticais de movimento lento. O lodo flui para o tanque de adensamento e remove o excesso de água dos sólidos que se acumulam no fundo.
Os adensadores de tambor rotativo são tambores de aço inoxidável com espirais e um sistema de fluxo usado para tratar sólidos. O tambor mistura o lodo para reduzir o teor de água, deixando uma concentração sólida para trás. A água que flui para fora do tambor serve para reutilização.
A desidratação por centrifugação de águas residuais é um método de adensamento de lodo que requer menos espaço do que outros, mas não é eficaz para a sedimentação primária.
A Filtrando dispõe de diversas soluções para o adensamento de lodo no tratamento de efluentes. Consulte nossos especialistas aqui para saber qual é o método com melhor custo-benefício para sua empresa.
POR QUE O ADENSADOR DE LODO É IMPORTANTE?
O adensamento de lodo minimiza o desperdício de água, em alguns casos também permite a recirculação de lodo rico em micro-organismo acelerando o processo no tratamento biológico de efluentes.
O adensamento de lodo é muito importante pelas grandes vantagens de custo de implantação e operacionais, nos tratamentos de água e efluentes industriais e sanitários.
A Filtrando tem soluções inovadoras para diversos tipos de operações. Conheça nossa linha completa de produtos.
Clique no ‘banner’ e saiba mais!